segunda-feira, 9 de novembro de 2009


“Na vanguarda do Futsal em Peniche”

        Colectividade de índole desportiva e recreativa, e a sobreviver desde 1998, o Peniche Amigos Clube é já uma referência reconhecida no ceio dos clubes desportivos do nosso concelho e dos concelhos circundantes.
Um grupo de amigos pensou, um dia, fazer coisas bonitas no ramo do desporto e com grande empenho e força de vontade começou por organizar vários eventos desportivos em Peniche. Desde a Corrida das Fogueiras, etapas de Ciclo Turismo, Caminhadas na Praia, Surf e Body board, Torneios de Futebol e de Vólei de Praia, Triatlo e, mais tarde, na criação da Escola de Futsal, o PAC primou sempre pela excelência e profissionalismo dos seus serviços e das suas gentes, construindo uma base muito sólida no panorama desportivo regional. Paulo Tavares, Presidente do clube, assume mesmo: “O PAC não irá parar por aqui. Temos muita vontade, pessoas competentes, atletas excepcionais, alguns fiéis patrocinadores e uma massa adepta bem numerosa que nos acompanha incondicionalmente nas nossas aventuras, às vezes de todo-o-terreno. Infelizmente, falta-nos apenas alguns apoios e melhores condições, enfim, um pequeno “empurrão” que nos poderia tranquilizar e que nos permitiria pensar num futuro mais seguro e optimista.”
         Na verdade, o PAC inicia, nesta época, a sua quinta temporada oficial de escolas e infantis de Futsal não possuindo uma sede, um centro, um simples cantinho para expor as conquistas dos miúdos, nem tão pouco um pavilhão próprio para realizar os seus jogos. O próprio clube aparenta ser meramente virtual, por não lhe ser possível comprovar, materialmente, a sua existência. Visível é apenas o trabalho dos que pelo PAC lutam e que, em prol deste, querem levar esta terra, este clube, esta modalidade e estes extraordinários atletas sempre mais longe, evitando as inúmeras contrariedades deste, por vezes sinuoso, percurso.
Sendo o único clube de Peniche a inscrever equipas federadas nesta modalidade, não se tem encontrado explicação pelo facto de o pavilhão da E.B. 2/3 D. Luís d’Ataíde, local onde habitualmente disputam os seus jogos, esperar há três aos por obras de melhoramento, uma vez que o piso do mesmo se apresenta num estado quase impróprio para a prática do Futsal. Ainda assim, dirigentes, técnicos e jogadores têm vislumbrado formas e argumentos suficientes para criar as condições possíveis de proporcionar grandes espectáculos de futsal e memoráveis vitórias, arrecadando até já alguns títulos regionais no escalão de Escolas.
Na época que agora se enceta, o PAC irá disputar os Torneios Distritais, no escalão de Escolas, e participar no Campeonato Distrital, no escalão de Infantis. Sub o comando de Adolfo Vagos e Hugo Canão, a equipa dos Escolas apresenta uma linha forte e habilidosa de jogadores que, nos três jogos de preparação disputados, alcançou duas vitórias e uma derrota tangencial por 5-4, em Caldas da Rainha. Disciplinados e a melhorar o fio de jogo de domingo a domingo, esta formação promete fazer furor a partir do dia 15 de Novembro, aquando do início da competição oficial.
No sector infantil, a equipa técnica é constituída por Isaúl Oliveira, Nuno Costa e Tiago Correia, cabendo a estes a ambiciosa tarefa de tentar melhorar o sexto lugar alcançado no ano anterior. Este resultado que acabou por ser muito satisfatório, pois tratou-se do ano de estreia dos nossos atletas naquele escalão e num campeonato repleto de grandes equipas e excepcionais executantes. Nos jogos de pré-época disputados, os Infantis do PAC lograram duas excelentes e produtivas vitórias em outros tantos encontros, fazendo aumentar as expectativas em relação à competição oficial que se avizinha. O Campeonato Distrital irá principiar no próximo dia 1 de Novembro, com a nossa equipa a deslocar-se a Santa Catarina para defrontar a sua homóloga local.
Digno de registo é também o facto de o treinador de guarda-redes das equipas do PAC, ser o antigo e grande guarda-redes do G. D. Peniche, Tavares. Com a sua sabedoria e experiência, esta “velha glória” que todos conhecem, tem ensinado aos jovens as artes e os segredos da baliza durante as semanas de treino. Incansável e idolatrado pelos nossos jogadores, Tavares não poupa esforços nos seus treinos específicos, fazendo de cada sessão uma autêntica aventura.
A novidade do PAC, neste ano desportivo, é a criação de treinos para o escalão de “Bambis” (nascidos entre 2002 e 2005). As inscrições já estão abertas e os treinos realizar-se-ão aos sábados, pelas 11 horas, no Pavilhão da E. B. 2/3 D. Luís d’Ataíde. Assim, se tiver, ou conhecer, pequenos futebolistas apareça com o seu, ou a sua, craque pois precisamos de mais e de bons atletas que possam dar continuidade ao que os mais velhos iniciaram há seis anos atrás.
Para os mais entusiastas, está disponível no YouTube, os jogos dos nossos pequenos grandes atletas e onde é possível assistir aos grandes golos do PAC. Para isso, basta entrar no site e digitar PENICHE AMIGOS CLUBE

Amaro Costa

1 comentário:

Unknown disse...

Muito bem.

E ainda uma GRANDE EQUIPA dos "Mais Velhos".